contato direto - Cel. 11 99392.2956

Aprenda corretamente e desfrute dos

Benefícios das Posturas de Yoga

Elementos Decorativos Site Jogy Down

Aprenda a fazer as Posturas de Yoga de modo correto.

Mais benefícios estão ao seu alcance aqui

Sivananda Yoga

As 12 Posturas Principais de acordo com o Guru Swami Sivananda

Sistema Sivananda Yoga é realmente diferente de tudo o que você conhece pois este conjunto de técnicas lhe dá uma sensação completamente diferente de outras práticas de yoga.

Desenvolvido pelo grande Guru Swami Sivananda, ele reúne técnicas e práticas de várias áreas da yoga tradicional para um resultado mais amplo e profundo. 

Nossas aulas de yoga são mais completas e sem distorções. Você terá uma orientação adequada para praticar yoga e se desenvolver aos poucos atingindo uma grande sensação de harmonia e ao mesmo tempo desenvolvendo força, tônus muscular e flexibilidade. As nossas técnicas de respiração (os Pranayamas) são realmente realizados como na tradição original da Índia e lhe proporcionam uma nova fonte de energia. As aulas incluem também um momento de relaxamento, o que é importante para absorver os benefícios e sentir-se recarregado. Os Mantras originais e técnicas para melhorar a concentração são integradas na própria aula.

yoga sivananda
Retiro yoga Sivananda yoga

Benefícios da Sivananda Yoga

  • Reduz estados de ansiedade
  • Fortalece os músculos
  • Acalma e equilibra as emoções
  • Melhora o desempenho dos órgãos sensoriais
  • Desenvolve a consciência corporal
  • Beneficia órgãos internos e glândulas
  • Equilibra as funções vitais do corpo
  • Estimula a boa circulação
  • Corrige a postura corporal
  • Aumenta a capacidade respiratória


Além disso, leia abaixo os benefícios específicos de cada postura separadamente no nosso Sistema Sivananda Yoga.

Aprenda corretamente e desfrute

12 posturas principais de yoga

Elementos Decorativos Site Jogy Down

1. Trikonasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 1

Trikonasana é uma postura de yoga que afeta os músculos laterais do tronco, a cintura e músculos dorsais das pernas. Estimula o sistema nervoso, e alivia a depressão. Melhora a digestão, e ativa os movimentos do intestino, aliviando a constipação. Fortalece a área pélvica e tonifica os órgãos reprodutivos. Ajuda a reduzir a gordura na linha da cintura.

2. Sirshasana -Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 2Sirshana é uma postura de yoga tradicional muito importante e pode ser aprendida por todos quando se tem uma orientação adequada. – Esta asana é muito poderosa para despertar o chakra sahasrara (no alto da cabeça), e então é considerada a maior e melhor de todas as posturas. Era a postura preferida de Swami Sivananda. Junto com Sarvangasana e Pachimothanasana. Aumenta o fluxo de sangue no cérebro e na glândula pituitária, revitalizando todo o corpo e a mente. Alivia ansiedade e outros distúrbios psicológicos. É recomendada para prevenção de asma, certos tipos de doença como “febre de feno” ou rinite alérgica, diabetes, desequilíbrios da menopausa. Também ajuda a corrigir muitas formas de enfermidades nervosas e glandulares, especialmente as relacionadas com o sistema reprodutivo. Esta asana reverte o efeito da gravidade na coluna. Tensão e rigidez nas costas são aliviadas, e a reversão do fluxo de sangue na região das pernas e das vísceras ajuda a regeneração dos tecidos. O peso dos órgãos abdominais sobre o diafragma incentiva profunda exalação de modo que grandes quantidades de dióxido de carbono, toxinas e bactérias são removidas dos pulmões.

3. Sarvangasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 3-400Sarvangasana é uma postura de yoga com muitos benefícios. – Pela pressão do peito contra o queixo esta postura estimula a glândula tiróide, equilibrando os sistemas circulatório, digestório, reprodutivo, nervoso e endócrino. Junto com o enriquecimento do fluxo de sangue ao cérebro, ela também tranquiliza a mente, alivia estresse mental e emocional, medo, dores de cabeça, e ajuda a eliminar distúrbios psicológicos. A glândula timo também é estimulada ativando o sistema imunológico. Sua influência na glândula paratiróide proporciona desenvolvimento normal e regeneração dos ossos prevenindo calcificação prematura. Respiração abdominal é induzida, aumentando a troca de ar no corpo reduzindo estresse e massageando os órgãos abdominais. Alivia a pressão gravitacional sobre os músculos anais, aliviando hemorróidas. Ela tonifica as pernas, o abdome e os órgãos reprodutivos, drenando sangue e fluidos estagnados e aumentando a circulação nessas áreas. Flexibilidade das vértebras do pescoço é melhorada e os nervos que passam através do pescoço ao cérebro são tonificados. A circulação é aumentada nessa área em geral, revitalizando ouvidos, olhos, amígdala, prevenindo e aliviando problemas de garganta e nariz

4. Matsyasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 4Matsyasana é uma postura de yoga que traz benefícios abrindo a caixa torácica e os ombros corrigindo a postura, também alonga os músculos abdominais e do intestinos, aliviando problemas nessa região. É muito útil para asma e bronquite, pois encoraja uma respiração profunda. Promove melhor circulação dorsal aliviando dores nas costas. Regula as funções das glândulas tiróide e timo. A prática de Sheetikari Pranayama nesta postura alivia problemas de garganta e melhora a voz. A vitalidade e a jovialidade é aumentada.

5. Halasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 5Halasana é uma postura de yoga que alonga a coluna com muitos benefícios para a saúde. – O movimento do diafragma durante a prática desta asana massageia todos os órgãos internos, ativando a digestão, aliviando constipação, revitalizando o baço e as glândulas suprarrenais, promovendo a produção de insulina pelo pâncreas e melhorando as funções dos rins e fígado. Ela fortalece os músculos abdominais, aliviando dores nas costas, tonificando os nervos espinhais, melhorando o funcionamento do sistema nervoso simpático, e aumentando a circulação de sangue para toda a área. Ela regula as atividades da glândula tiróide, a qual equilibra a taxa metabólica do corpo e estimula a glândula timo, melhorando o sistema imunológico.

6. Paschimottanasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 6Paschimottanasana é uma postura de yoga tradicional muito importante. – Swami Sivananda dizia que esta é uma excelente postura, pois faz fluir o prana pelo Nadi Brahma (canal espiritual dentro da coluna) para propósitos espirituais. Também estimula os sucos gástricos e os movimentos do intestino, removendo a constipação. Esta postura alonga os músculos dorsais das pernas e aumenta a flexibilidade nas juntas do quadril. Tonifica e massageia toda a área abdominal e região pélvica incluindo o fígado, pâncreas, baço, rins, e glândulas adrenais. Remove excesso de gordura na área abdominal e ajuda a aliviar problemas do sistema uro-genital. Ela estimula a circulação para os nervos e músculos da espinha.

7. Bhujangasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 7Bhujangasana é uma postura de yoga com muitos benefícios. – Esta asana pode corrigir discos desalinhados da coluna remover dor nas costas, e manter a coluna flexível e saudável. Uma coluna rígida interfere em todos os impulsos nervosos enviados do cérebro para o corpo e vice-versa. Melhora a circulação de sangue nas costas e tonifica os nervos. Esta asana tonifica o útero e os ovários aliviando problemas menstruais e ginecológicos. Ela estimula o apetite, alivia constipação e é benéfica para todos os órgãos abdominais, especialmente os rins e o fígado. As glândula adrenais , situadas sobre os rins, são também massageadas e estimuladas a funcionar mais eficientemente. A secreção de cortisona é mantida e a glândula tiróide e regulada. No nível prânico, a Bhujangasana tem um forte efeito em todos os órgãos relacionados aos chakras Swadhisthana, Manipura, Anahatha, e Vishudhha.

8. Salabhasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 8Shalabhasana é uma postura de yoga tradicional muito importante. – (conhecida como a postura do Gafanhoto)- Estimula todo o sistema nervoso autônomo, especialmente o parassimpático, o qual tem os nervos  particularmente proeminentes na região do pescoço e pélvis. Ela fortalece a área lombar e órgãos pélvicos, e tonifica os nervos ciáticos. Tonifica e equilibra as funções do fígado e outros órgãos abdominais, aliviando problemas na região e estimulando o apetite.

LOGO DLS 2017 - PRO branco com sombra3

9. Dhanurasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 9Dhanurasana (a postura do arco) é uma postura de yoga com muitos benefícios.
O fígado, e todos os músculos e órgãos abdominais são massageados. O pâncreas e as Glândulas adrenais são tonificadas equilibrando suas secreções. Os rins são massageados e o excesso de gordura é reduzido da região ao redor da área abdominal. Leva a um melhor funcionamento dos órgãos reprodutivos, de digestão e eliminação. Melhora o fluxo sangüíneo no corpo em geral. A coluna é realinhada e os ligamentos, músculos e nervos recebem bom alongamento, removendo a rigidez. Ajuda a corrigir curvaturas anormais na coluna, na área dos ombros e dorsal do tórax.

10. Chakrasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 10Chakrasana (a postura da roda – chakara quer dizer roda) é uma postura de yoga tradicional muito importante. – Swami Sivananda dizia que aquele que pratica esta postura terá perfeito controle sobre seu corpo e energia. Ela estimula todos os chakras do corpo, trazendo boa disposição, agilidade, atenção e consciência. Praticada corretamente traz a felicidade espiritual. Conjuga os benefícios físicos da Bhujangasana e Dhanurasana e ainda com os alguns efeitos das posturas invertidas para a cabeça.

11. Ardha-Matsyendrasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 11Ardha-Matsyendrasana (ardha= meia, Matsyendra =um grande yogi sábio da Índia) é uma postura de yoga com muitos benefícios apara a coluna e os órgãos internos. – Esta asana simultaneamente alonga os músculos de um lado do corpo enquanto contrai os músculos do outro lado. Ela tonifica os nervos da coluna e torna as costas flexíveis. Praticada com cuidado é benéfica para casos de deslocação de discos da coluna. Massageia os órgão abdominais, aliviando problemas digestivos. Ela regula a secreção de adrenalina e bile, e é recomendada em casos de diabetes.

12. Padmasana - Benefícios

Yoga 12 Posturas Principais 12Padmasana (a postura de Lótus) é uma postura de yoga tradicional muito importante. – O Padmasana oferece uma série de enormes benefícios: abre (alonga) os músculos do quadril, alonga os tornozelos e joelhos e mantém as articulações e ligamentos flexíveis. Acalma o cérebro e aumenta a consciência e concentração.
Mantém a coluna reta e ajuda a desenvolver uma boa postura. Alivia o desconforto menstrual e a ciática. Estimula a espinha, a pelve, o abdômen e a bexiga. Relaxa o corpo e restaura os níveis de energia
Estimula o abdômen, a coluna e a bexiga. Reduz a gordura indesejada dos quadris e das coxas. Aumenta a circulação sanguínea. É um excelente remédio para ciática
Preserva os fluidos vitais do corpo. Previne doenças abdominais e distúrbios reprodutivos em mulheres

13. Outras posturas também importantes

Yoga Posturas Principais-13
Yoga Posturas Principais-14
Yoga Posturas Principais-17

Entre em contato e venha participar, aprender a realizar corretamente as posturas de yoga.

Agende uma aula de yoga gratuita

Participe de uma aula completa e

sinta os benefícios do nosso sistema.

Fechar Menu
Enviar uma menssagem
Oi, posso te ajudar?
Olá
Podemos ajudá-lo? Converse aqui comigo.